top of page
Topo site-26.png
Logo MBC-27.png

Estratégias para a
retomada do crescimento

O secretário de Desenvolvimento da Indústria, Comércio, Serviços e Inovação do Ministério da Economia, Caio Megale, apresentou o detalhamento do acordo de cooperação assinado entre o MBC e o Ministério da Economia para a estruturação de um programa de melhoria contínua para reduzir o Custo Brasil. "Esse tipo de ação é fundamental para que o uso da nossa energia seja maximizado", destacou.

Painel
Infraestrutura: 
o motor do crescimento

Durante o Congresso, foi debatida a importância da infraestrutura nos âmbitos físico e digital para o desenvolvimento da economia e da competitividade.  Participaram do painel a secretária de Fomento, Planejamento e Parcerias do Ministério da Infraestrutura, Natália Marcassa, o diretor-geral da CMPC Brasil, Maurício Harger, e o diretor-geral da Intel Brasil, Maurício Ruiz.

Painel
Agenda para o futuro

Temais fundamentais como desenvolvimento sustentável e educação foram abordados pelo governador do Amazonas, Wilson Lima, pelo presidente do Google Brasil, Fábio Coelho, e pelo diretor de Inovação e Tecnologia da Embrapa, Cleber Soares. Segundo Fábio Coelho, o Brasil tem grandes polos de desenvolvimento, mas também áreas em que não existe o desenvolvimento básico.

Painel
Ambiente de Negócios

Desburocratização, investimento em tecnologia e melhoria do ambiente de negócios foram os temas discutidos neste painel. A presidente da SAP Brasil, Cristina Palmaka, defendeu o investimento em economia digital como uma das soluções. Já o presidente do BTG Pactual, Roberto Sallouti, destacou a importância de ter locais de debate como o Congresso Nacional. O secretário do Ministério da Economia, Caio Megale, afirmou que a desburocratização é prioridade do governo para melhorar o ambiente de negócios.  

Convidado Especial
Rodrigo Maia

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, foi convidado especial do evento e afirmou que, nos últimos 30 anos, o Brasil se esforçou para ficar cada vez menos competitivo. Para ele, uma das soluções imediatas que deve ser adotada, por meio de reformas no sistema, é a de tratar os recursos da União com mais “eficiência e produtividade”.

Abertura

Congresso Brasil Competitivo 2019

Reunimos lideranças empresariais e políticas para debater os problemas e as soluções que estão na pauta nacional. Reformas, Custo Brasil, investimento em infraestrutura, eficiência na gestão, digitalização da economia e combate ao analfabetismo funcional foram alguns dos temas destacados como desafiadores. Na abertura você pode ouvir o presidente do Conselho Superior do MBC, Jorge Gerdau e do presidente do Tribunal de Justiça do Estado de SP, Manuel Pereira Calças. Você tem interesses mais específicos? Veja os painéis abaixo.

Site Congresso 2019-14.png
bottom of page